Acredito que irá concordar comigo… Nos dias de hoje, uma pergunta comum quando um visitante chega no seu estabelecimento é a senha do Wi-Fi, certo?
Oferecer Internet gratuita aos seus clientes não é apenas um conforto, mas quase que uma obrigação dos estabelecimentos. Hoje em dia, a rede sem fio é um diferencial para o cliente escolher você ou seu concorrente, no entanto, não basta apenas ter Internet e oferecer a senha do Wi-Fi: mesmo que seja única e usada exclusivamente para o visitante, existem perigos contidos nessa prática.

Problemas com a Justiça
Caso um crime seja cometido na sua rede e você não tenha a como comprovar quem foi o responsável, o dono da rede (sua empresa) responderá pela infração. É o que está previsto na Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014, conhecida como o Marco Civil da Internet.
Percebeu agora porque para acessar a rede sem fio disponibilizada em shoppings, aeroportos ou locais de grande movimentação de pessoas, é exigido um cadastro? Além de utilizar as informações para ações de marketing e informações segmentadas dos usuários, serve também para ter o registro dos acessos, horários, MAC Address (um número único, que identifica o equipamento que acessou a rede), nome, e-mail, enfim, eliminando dessa forma, a responsabilidade do fornecedor do acesso ao Wi-Fi.

Invasores em uma mesma rede
Quando outros usuários se conectam a uma mesma rede, é grande o risco do acesso aos recursos da sua rede, mesmo que tenha um firewall ativo. O invasor pode acessar impressoras, documentos, alterando ou mesmo deletando arquivos importantes da sua empresa. Já imaginou alguém roubar informações estratégicas da sua empresa, como por exemplo, a planilha de fluxo de caixa de sua empresa?

Uso abusivo na utilização dos recursos da rede
Caso o usuário esteja fazendo um download de um arquivo relativamente grande, outro usuário assistindo a um videoclipe, outro subindo fotos na rede social, acabam tornando a rede em geral muito mais lenta caso não exista um controle de acesso, com limitação de tempo, de velocidade e de quantidade de dados.

Como funciona um Hotspot?

1- O cliente localiza a sua rede gratuita (ex. Academia-Free);
2- Ao conectar, abre-se uma página“splash”no navegador parecida com essa acima, onde nela podemos oferecer ao usuário algumas opções pelos botões:
a)
Redes Sociais : Definida pelo cliente – Por ex., o clicar nesse botão o cliente poderá curtir a“Fan Page” do Facebook do seu estabelecimento por exemplo, e, se ele já curtiu alguma vez, pode fazer o “check-in”, divulgando seu negócio“em troca”do acesso gratuito à Internet. No Facebook, em média, uma curtida ou check-in do usuário são vistos por mais de 130 amigos ou seguidores.
b)
Cadastro: Ao clicar nesse botão, será aberto um cadastro simples cujo dados podem ser nome, e-mail e telefone, por exemplo, e terá a opção de aceitar o recebimento de suas newsletter ou promoções futuras.
3- A aceitação dos Termos e Condições se faz obrigatória: ela é a garantia que o usuário acessará sua rede com privacidade e segurança e que ficarão registrados apenas dados temporais de acesso e informações do usuário para estatísticas e futuras ações de marketing e newsletter.

E O MELHOR: TUDO INTUITIVO, SEM PERGUNTAR A SENHA DO WI-FI…

 

PRINCIPAIS VANTAGENS:

Segurança:

Para acessar a sua rede sem fio, será necessário um cadastro simples ou login em uma de suas redes sociais, ficando os dados do usuário, dispositivo, data e hora do acesso armazenados para provar que não é você responsável por alguma violação da lei.
Camada extra de proteção contra invasões externas, vazamentos de informações e contaminações por vírus e malwares. A rede Hotspot fica totalmente fora de sua rede local, eliminando acesso indevidos aos seus recursos (impressoras, pastas compartilhadas, etc)

Sempre funcionando:

Limitando a velocidade, quantidade de dados e tempo de conexão até o próximo login:  mais gente utilizando sua Internet sem que a rede fique sobrecarregada além de uma forma de se preparar para mudanças na disponibilidade de banda larga, como a franquia de dados. Sistemas de Hotspot geralmente são monitorados e em caso de interrupção do sinal de Internet, são disparados alertas para seus gestores, onde podem remotamente verificar o ocorrido e tomar as medidas proativas.

 

MÍDIAS SOCIAIS E AÇÕES DE MARKETING:
-Você estará “trocando”com seu cliente a disponibilidade do acesso de sua rede sem fio pela “curtida” ou “check-in”na fan page de seu estabelecimento, aumentando a quantidade de seguidores, que ficarão conhecendo seu negócio, saberão em primeira mão, das promoções, novidades ou eventos.
-Todos os acessos são registrados e seus relatórios, nos informam sobre o usuário, qual meio de acesso, aparelho, sexo, idade, enfim, conhecerá melhor o perfil do usuário e poderá segmentar campanhas;
-Caso o visitante não possua, ou não se sinta confortável acessar pelas redes sociais, ficará disponível um pequeno cadastro cujo dados, se o visitante autorizar, poderão ser utilizados no envio de newsletter ou futuras ações de marketing.

 

Bom, agora que conhece as diferenças entre liberar a senha do Wi-Fi e possuir um sistema de hotspot, falta agora apenas entrar em contato conosco e se surpreender com as soluções que nós temos para oferecer.